O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

sábado, 27 de novembro de 2010

3º Workshop UCA

 Aconteceu no IAT nos dias 26 e 27/11 o 3º Workshop UCA no Instituto Anísio Teixeira (UCA) em Salvador-Ba.
Estiveram presentes os formadores UCA-Bahia (bolsistas e docentes dos NTE), secretarios de educação de outros municípios e representantes de Secretaria de Educação de outros estados.
No dia 26/11 pela manhã, houve a apresentação do projeto UCA por representantes do MEC.A tarde, uma apresentação daUtilização de laptops XO da OLPC: Experiências do Pré Piloto de São Paulo, SP – Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernani Silva, mediada pela professora Roseli de Deus Lopes (LSI USP). A seguir, um foi realizado um Debate com representantes dos estados do nordeste, pesquisadores da fase 1 e interação com público presente: Desafios da modalidade Um computador por Aluno.
No dia 27/11, foram relatadas Experiências do Pré Piloto de Palmas, TO – Colégio Dom Alano Marie Du Noday – Utilização de laptops Classmate da Intel.pela professora Maria Elizabeth Bianconcine de Almeida.
Finalizando o veneto foram relatadas experiências do Pré Piloto de Porto Alegre – Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu – Utilização de laptops XO da OLPC pela professora Léa Fagundes (LEC UFRGS).

Para saber mais sobre o evento e ter acesso ao material utilizado pelos mediadores, visite a página institucional do UCA.

Consideramos o evento bastante significativo para aprender com as experiências já vivenciadas. Percebemos que mesmo tendo já uma caminhada na nossa frente, todos ainda estão aprendendo a lidar com essa situação nova que é a entrada desses bichinhos no contexto da sala de aula, e que não existem receitas prontas, todos precisam criar/ressignificar práticas pedagógicas a aprtir de seus respectivos contextos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

2º Encontro de Formação dos Formadores

Aconteceu no IAT nos dias 24 e 25/11 o 2º encontro de formação dos formadores.

No dia 24/11 pela manhã foi proferida a Palestra tecnologias e Novas Educações pelo professor Nelson Pretto e a tarde discutimos o Documento oficial do MEC de Formação do UCA. Logo depois dialogamos sobre a proposta de formação do UCA-Bahia. Nesse mesmo dia os fromadores visitaram os ambientes virtuais do curso (e-proinfo e Moodle).
No dia 26/11, pela manhã foi discutida a proposta de construção do Jornal de Pesquisa, dispositivo que estamos enfatizando para a formação de professores-pesquisadores.
A seguir, tivemos a participação da professora Mariana Alcântara (Jornalista e mestranda em Cultura e Sociedade - FACOM), que apresentou o projeto de Produção de videos com câmeras e celulares. Fez também uma oficina de produção.

A tarde, foi dada a continuidade da oficina de produção de video, sendo o momento da edição utilizando o programa Open Shot. Momento importante, pois o referido software é livre. Os NTE sempre tiveram dificuldade com esse tipo de video. Assim, o pessoal ficou bastante motivado...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Apresentação do projeto em Projeto de Tese II

Apresentei o projeto com as modificações na atividade do Doutorado na FACED - Projeto de tese II mediada pela professora Mary Arapiraca. O projeto passou a ter o UCA como contexto da pesquisa a partir de setembro/2010. Assim, até o momento estou cheia de dúvidas e incertezas quanto a sua reestruturação. Muitas são as questões que estão postas. Os objetivos ainda precisam clarear também. No dia da apresentação compartilhei com os colegas e a professora os meus dilemas e minhas angústias. As colocações da turma me ajudou a melhorar o objetivo geral, tentar delimitar a provável tese e definir os sujeitos da pesquisa. Foi muito gratificante!

Espero que o pessoal passe por aqui e deixe alguns comentários que não foram possível serem feitos na sala de aula.