O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Reunião com o Secretário de Educação do Estado da Bahia

Hoje (20/12) a tarde, tivemos (Nelson Pretto, Lívia e Maristela)  uma reunião no Gabinete do Secretário da Educação do Estado da Bahia, com o próprio Secretário. Professor Nelson fez um relato do UCA na Bahia, sobre as atribuições do nosso grupo, assim como demais parceiros. O Secretário afirmou que ficou sabendo do Projeto na Bahia através da imprensa. Que nada chegou até o Gabinete a partir do MEC. Professor Nelson colocou ainda as preocupações do grupo sobre a situação das escolas no que tange a infra-estrutura. Deixamos os itens da pauta com o secretário, onde consta inclusive a relação nominal de todas as escolas participantes dessa etapa do UCA e relacionamos as seguintes situações:

Providências/pendências de infra-estrutura para todas as escolas:

     Formato das carteiras adequadas para o uso dos equipamentos;
     Necessidade de novos mobiliários: armários apropriados para guardar os laptops;
     Adequação e número de tomadas suficiente para carregar as baterias dos laptops;
     Readequação da rede elétrica para permitir cargas de baterias simultâneas dos laptops;
     Segurança das escolas para evitar roubos;
     Criação de um Projeto para Curso de Formação de alunos-monitores em Software livre e nos diferentes recursos dos laptops, assim como garantia de bolsas para esses alunos darem suporte técnico às escolas UCA nos diferentes turnos de aula.

O Secretário nos informou que a Secretária fez procedimento licitatório recentemente para trocar das carteiras escolares. Já receberam um primeiro lote com 9.000 (nove mil) carteiras(mesa e cadeira,) que será substituída nas já existentes nas Unidades Escolares.Segundo ele, como desconhecia o Projeto, não incluiu as escolas UCA nesse lote.Lamentamos muito!!!Ficou parecendo que houve uma falta de articulação das instâncias envolvidas no projeto e que as políticas públicas não são integradas.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Reunião formadores UCA no dia 16/12/2010

Realizamos uma reunião no dia 16/12/2010 com os formadores UCA no GEC/FACED para avaliarmos as atividades realizadas até o momento. O andamento das atividades nas escolas e a infra-estrutura encontrada em cada uma dela.
Ficamos bastante preocupados com a situação da conexão encontrada nos diversos espaços escolares.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

1º Encontro de Formação na Escola Carlo salério - Itabuna


O primeiro encontro de Formação dos gestores e professores da Escola Estadual Padre Carlo Salério no município de Itabuna aconteceu no dia 13/12/2010 (segunda-feira) das 8:30 às 14 h.Contamos com a presença da Coordenadora do NTE de Itabuna, Julianna Braia, das formadoras do NTE, diretoras, coordenadora e professores da escola.
No primeiro momento, utilizamos 2 vídeos que trazem matérias sobre a escolha do laptop classmate e da sua chegada as primeiras escolas brasileiras. A seguir, abrimos para um debate, onde os professores se apresentaram, comentaram o que viram nos vídeos e falaram sobre suas expectativas a respeito desses “bichinhos” na escola.
Posteriormente, utilizando o material do MEC, fiz uma breve apresentação do Projeto UCA, seus objetivos, os pilares, a proposta da formação...
A seguir, apresentamos e discutimos a proposta de formação do UCA-Bahia. Falamos sobre a carga horária total do curso (e-Proinfo e Moodle, mini-cursos, oficinas e reuniões na escola). Fizemos também um momento de discussão sobre o Jornal de Pesquisa, que será utilizado como dispositivo na formação do professor-pesquisador.Nesse momento, todos visitaram o meu Jornal de Pesquisa.
No segundo momento, acessaram o e-Proinfo – a maioria dos cursistas já se encontrava cadastrada.Os que não estavam se cadastraram.
Foi realizada por Saionara e Gizélia (formadoras-NTE) uma breve apresentação dos ambientes e-Proinfo e Moodle. Ficou acertado que na semana Pedagógica será realizado uma oficina dos referidos ambientes.
Notamos uma grande expectativa na escola. Professores bastante motivados com a possibilidades de inserção dos laptops em suas práticas pedagógicas.
Em relação ao acesso a internet é que ainda existe problemas. O acesso no momento está sendo pela conexão do Proinfo que já existia na escola, com bastante dificuldades, pois não se consegue acessar de qualquer lugar. Os responsáveis pela conexão do MEC tiveram na escola e, segundo informação da diretora, deixaram tudo conectado. Só que, dias depois, não conseguiram mais. A diretora está fazendo contato para resolver o problema.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Viagem para Itabuna

Viajo hoje a noite de Salvador para Itabuna para o 1º encontro amanhã com os professores na Escola Padre Salério em Itabuna.

Cheia de expectativas! Soube que a escola está super animada com a chegada dos laptopts.

Depois registrarei aqui como foi esse dia!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cadastramento professores e-Proinfo

Tarde de cadastramento dos professores no e-Proinfo, junto com Nelson Rodrigues (bolsista UCA-UFBA) . Um aprendizado.

Que coisinha complicada!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

De 04 a 10/12/2010

Começam os primeiros encontros de formação na escola. os formadores UCA (bolsistas e formadores NTE) se deslocam para suas respectivas escolas de atuação para a apresentação da proposta UCA e da proposta da formação.

Estou entre o vai e vem de mensagens na lista, discutindo essas visitas.Além disso, as voltas com a configuração e postagem das atividades no Moodle, nosso segundo ambiente da formação.Teremos uma sala online por escola.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Encontro com o grupo da Metasys

No dia 02/12 aconteceu na Faculdade de Educação um encontro com o pessoal da Metaysys, sistema operacional do Cassmate - UCA.Conheci esse pessoal no evento que participei em Pirai-RJ e fiz o convite para esse momento conosco (formadores UCA e membros do nosso grupo de Pesquisa - GEC que estão analisando o laptop).
A intenção foi tirar algumas dúvidas sobre o sistema e compartilhar as dificuldades que estamos tendo ao utilizar os recursos do Laptop. Confirmamos, o que já tinhamos percebido, a falta de condição para instalar outros programas e de mudança do sistema operacional.

Queremos contribuir para que os próximos laptops venham com melhores condição de uso.