O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Videoconferência IAT -Formação dos Formadores

Ontem (28/04) tinhamos uma programação de videoconferencia no IAT para o dia inteiro, mas precisamos suspender as atividades da parte da tarde e também terminar as 11:30 h.O motivo foi uma demanda que surgiu para atender uma transmissão com o governador do estado juntamente com o secretario de educação.

Pela manha, contamos com a presença do prof. Nelson Pretto, da prof. Maria Helena Bonilla, do prof. Rodrigo Camargo Aragão (DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL – DIRED), Jussimara Moreira Silva (Coordenação de Tecnologia Educacional - CTE), os formadores UFBA, formadores NTE de Salvador (municipal e estadual), NTE de Itabuna, NTE de Paulo Afonso. O NTE de Feira de Santana não pode participar, pois a cidade está no período de micareta.


O Prof. Nelson fez uma discussão relacionada com questões mais políticas e de infra-estrutura das escolas.
Abrimos para discussão.
Eu falei um pouco sobre a itinerância da formação dos formadores.

A tarde, fizemos uma reunião com o grupo que estava no IAT no laboratório de informática do NTE-01. Retomamos as questões relacionadas a formação dos fromadores e a formação na escola.

Fizemos uma grande discussão sobre a situação das escolas e pedimos que todos contribuissem na atualização do documento compartilhado no Google Docs para juntos buscarmos as soluções dos problemas.

Como enacminhamentos: solicitamos uma maior interação dos formadores no Moodle (formação dos formadores) e uma intensificação na mediação dos foruns no e-proinfo (formação na escola).

Houve a sugestão de fazer um mutirão na escola, indo mais ou menos 4 ou 5 formadores para dividir entre um trabalho com os alunos e com professores. Uma forma encontrada para liberar os professores para as atividades de formação, sem suspender a aula. 2 ou 3 formadores estariam envolvidos com os alunos e 1 ou 2 com os professores.

Foi pedido que cada grupo de formador organizasse o cronograma dos modulos de acordo a realidade de cada escola, sendo o prazo sugerido para terminar o dia 10/08. Nao temos como padronizar.

Jussimara agendará uma proxima videoconferencia.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

NTE – Itabuna/Encontro com formadoras

 Fizemos um encontro entre formadores NTE para discussão sobre o Módulo II e as ações desenvolvidas até o momento na escola de Itabuna e a de Barro Preto.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reunião Formadores UFBA


No dia 05/04 (terça-feira), realizamos mais um encontro de formação para formadores UFBA, onde continuamos a discussão sobre o Módulo II e a avaliação das ações até o momento.