O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

domingo, 19 de junho de 2011

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Relato do Mutirão da Escola Candeias


Foi realizado no dia 09/06 a noite, foi realizado o mutirão do Colegio Estadual Dasio Jose de Souza no município de Candeias.

Contamos com a participação, além da minha, de Liz, Salete, Dimas, Raquel. Livia, e as formadoras do NTE-Salvador, Selma e Léa Cada um ficou responsável por uma sala.As professoras da escola participaram da formação dos alunos nas suas respectivas salas de aula.Bruno, além de resolver o problema da conexão, também ajudou na formação em uma das salas, pois tínhamos mais salas de aula do que o número de formadores.

Deixamos os alunos futucar livremente nos recursos. Tiraram fotos, utilizaram o editor de texto, gravaram videos, jogaram...


Alguns questionam muito sobre a falta de conexão a internet.

Na sala que fiquei, o silêncio reinava. Cada um ficou “ligado” no seu laptop. Assim, propus uma atividade em grupo com o material sobre o uso responsável da internet. Iniciamos a discussão e solicitamos que a escola continue esse trabalho de educação junto aos alunos.

Relato do Mutirão da Escola de São Sebastião do Passé

Foi realizado no dia 09/06 foi realizado o mutirão da Escola Professor Edgar Santos em Maracangalha/São Sebastião do Passé.

Pela manhã contamos com a participação, além da minha, de Washington (membro do GEC), Liz, Salete, Dimas, Erica e Raquel. Cada um ficou responsável por uma sala e eu fiquei circulando entre elas, ajudando no que foi necessário. A tarde, contamos com Livia e Josélia.As professoras da escola participaram da formação dos alunos nas suas respectivas salas de aula. Bruno (membro do GEC) conseguiu resolver o problema de conexão UCA.

Pela manhã, recebemos a visita da secretária de educação do município, a professora Juci Perona, que visitou todas as salas e conversou com os alunos sobre a importância desse projeto para a aprendizagem deles.

Como os alunos ainda não conheciam o laptop, deixamos-os futucar livremente nos recursos. Tiraram fotos, utilizaram o editor de texto, gravaram videos, jogaram...Para os alunos das séries mais avançadas foram trabalhado pelo formador alguns recursos mais avançados do laptop. Com os menores (ED. Infantil e 1º ano), foram utilizados mais jogos e o editor de desenho. Para esses, o/a formador (a) abria o programa e deixava eles mexerem. Foi muito gratificante ver as descobertas. Tem histórias interessantes. Seria interessante os relatos de cada formador (a).

Alguns alunos, por não ter acesso a computadores, no primeiro momento tiveram uma certa dificuldade de manuseio com o laptop, mas logo foi sanada. Todos ficaram envolvidos com o UCA. A ansiedade era tanta para conhecer tudo ao mesmo tempo, que tinha hora que não conseguíamos dá conta de atender a todos, pois não ficavam nem 5 minutos no mesmo programa, logo queriam conhecer outra coisa. Quando percebiam que um colega estava em programa, também queria estar no mesmo. Queriam nossa atenção o tempo inteiro. Confesso que fiquei me perguntando como o professor vai lidar com essa situação, onde cada um quer seguir um caminho diferente a partir de seus desejos?

Nas turmas das séries mais avançadas, disponibilizamos o material sobre o uso responsável da internet. Iniciamos a discussão e solicitamos que a escola continue esse trabalho de educação junto aos alunos.

Alguns questionam muito sobre a falta de conexão a internet.

Em algumas salas, em alguns instantes o silêncio reinava, mas logo o “reboliço” se instaurava. Passeavam pelas carteiras dos colegas, compartilhavam descobertas, pediam ajuda quando sentiam dificuldades. Essa euforia faz parte desse momento inicial. O importante agora, é pensar em estratégias para que esse desejo de aprender continue se manifestando nos alunos.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Visita a Escola e chat de formação

No dia 07/06 em Itabuna, fizemos uma reunião com formadoras Gizélia e Saionara no NTE para avaliarmos as ações do projeto na Escola Carlo Salério. Nesse dia, visitamos também a referida escola, pois fomos comunicados pela direção que estava havendo um "mau" uso dos laptops, com alunos utilizando arquivos pornográficos. Fizemos uma reunião com a coordenação para resolução do problema. O aluno foi chamado para uma conversa e foi feito uma varredura no laptop para ver se os arquivos estavam lá, mas nada foi encontrado.

A tarde, aconteceu um Chat de formação no e-Proinfo para discussão do etxto da professora Bonilla sobre tecnologias e novas educações.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Visitas e encontros de formação de 27/05 a 01/06/2011 - Sul da Bahia

Esses ultimos dias tivemos diversas atividades nas escolas UCA localizadas no sul da Bahia.
 
No sabado (27/05), tive em Gandu para uma rapida reuniao com a diretora da escola para uma conversa sobre a entrega dos laptops aos alunos. No momento, ainda não pretendem fazer a distribuição, mas estao tentando agilizar a infra-estrutura para carregamento dos laptops na propria escola. Conversei tambem por telefone com Leliam (secretária de educação do municipio). Segundo ela, estão empenhados para resolucao do problema. Estamos dependendo de uma solução para agendar o mutirao lá. Quer agendar um momento nosso (Boni e/ou Nelson  e eu) para uma conversa com a  prefeita. Aguardando uma agenda nossa.
 
Segunda-feira (30/05), eu e Nelson Rodrigues, junto com Gizelia e Saionara (formadoras NTE), realizamos um encontro com os professores da escola Carlo Salerio (Itabuna) no NTE, uma turma pela manha e  outra a tarde. Focamos nas atividades do Módulo 2.
 
Na terça-feira,  nós 4 fomos a Barro Preto. Apresentamos um Projeto de leitura e escrita mediado pelas tecnologias digitais para alunos com dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. Foi feito um trabalho sobre elaboração de blogs.
 
Na quarta (01/06), nós 4 e mais os docentes do NTE-Itabuna e a  coordenadora Julianna, realizamos o mutirão com os alunos na Escola Carlo Salerio. No primeiro momento, fizemos aquela atividade de deixar futucar livremente e trocar as aprendizagens. No segundo momento, trabalhamos com a cartilha de uso responsavel da internet, visto que a escola está com problemas com alunos que estao levando material dito pornografico nos pendrives para a escola. situação que ja levou denuncias para o conselho tutelar que ja foi a escola, pedindo providencias.Incusive, pela manha eles tiveram la e foram em todas as salas para conversa com os alunos. Colocamos a cartilha em todos os laptops. os professores da escola continuarao o trabalho de sensibilização junto aos alunos.
 
No dia da formação no NTE com os professores no NTE, representantes do Conselho tutelar tambem estiveram lá para falar sobre os cuidados com os alunos em relação ao uso da internet.