O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

Dilemas e novos rumos...

Nesse espaço estarei compartilhando meus dilemas, minhas angústias e os novos rumos que vêm tomando a minha pesquisa.

Mudança de campo da pesquisa
Iniciei a pesquisa achando que seria o UCA o meu campo de pesquisa, pois estava totalmente imersa nas ações de formação dos professores das escolas da Bahia, o que não me deixava vislumbrar outras possibilidades. Mas, no meio do caminho em conversa com a minha orientadora, percebemos que uma pesquisa que trata da autoria do professor no contexto da cibercultura não pode se limitar apenas aos usos dos laptops na escola, mas com todas as demais tecnologias presentes nela. Assim, novos rumos foram dados ao meu projeto de pesquisa.

O meu Jornal de Pesquisa

A partir de julho/2012, este dispositivo foi ressignificado, pois percebi que ainda estava em uma dimensão apenas informativa. Além disso, como a pesquisa inicial seria apenas com o foco nas autorias dos professores com o UCA, o meu JP centrou-se nas ações desenvolvidas nesse projeto. Assim, foi preciso retomá-lo e atualizá-lo, pois cheguei a pensar em não utilizar mais como dispositivo de pesquisa, devido aos dilemas sobre o que poderia ou não ser publicado na rede ao se tratar de uma pesquisa acadêmica.
 
Refletindo sobre a turma da escola escolhida para a pesquisa
Essa semana (de 13 a 17/08/2012), com a minha imersão na escola, novos dilemas emergiram em relação a escolha da turma para a pesquisa, visto que percebemos a falta dos laptops nas mãos dos alunos na sala de aula na turma do 9ºano. Mas, conversando com a diretora e depois com a coordenadora da escola, chegamos a conclusão que ela deve ser mantida, pois o que está afetando o não uso é a dificuldade de acesso a internet. Conversamos com os alunos e eles apontaram que alguns professores proibem o uso na sala de aula, outros alegam a falta de conexão a rede...Percebe-se um maior uso dos alunos nas turmas do 6º ano, por se tratar de uma novidade.



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