Mudança de campo da pesquisa
Iniciei
a pesquisa achando que seria o UCA o meu campo de pesquisa, pois
estava totalmente imersa nas ações de formação dos professores
das escolas da Bahia, o que não me deixava vislumbrar outras
possibilidades. Mas, no meio do caminho em conversa com a minha
orientadora, percebemos que uma pesquisa que trata da autoria do
professor no contexto da cibercultura não
pode se limitar apenas
aos usos dos laptops na escola, mas com todas as demais tecnologias
presentes nela. Assim, novos rumos foram dados ao meu projeto de
pesquisa.
Refletindo sobre a turma da escola escolhida para a pesquisa
Essa semana (de 13 a 17/08/2012), com a minha imersão na escola, novos dilemas emergiram em relação a escolha da turma para a pesquisa, visto que percebemos a falta dos laptops nas mãos dos alunos na sala de aula na turma do 9ºano. Mas, conversando com a diretora e depois com a coordenadora da escola, chegamos a conclusão que ela deve ser mantida, pois o que está afetando o não uso é a dificuldade de acesso a internet. Conversamos com os alunos e eles apontaram que alguns professores proibem o uso na sala de aula, outros alegam a falta de conexão a rede...Percebe-se um maior uso dos alunos nas turmas do 6º ano, por se tratar de uma novidade.
O meu Jornal de Pesquisa
A partir de julho/2012, este dispositivo foi ressignificado, pois percebi que ainda estava
em uma dimensão apenas informativa. Além disso, como a pesquisa
inicial seria apenas com o foco nas autorias dos professores com o
UCA, o meu JP centrou-se nas ações desenvolvidas nesse projeto.
Assim, foi preciso retomá-lo e atualizá-lo, pois cheguei a pensar em
não utilizar mais
como dispositivo de pesquisa,
devido aos dilemas sobre o que poderia ou não ser publicado na rede
ao se tratar de uma pesquisa acadêmica.
Refletindo sobre a turma da escola escolhida para a pesquisa
Essa semana (de 13 a 17/08/2012), com a minha imersão na escola, novos dilemas emergiram em relação a escolha da turma para a pesquisa, visto que percebemos a falta dos laptops nas mãos dos alunos na sala de aula na turma do 9ºano. Mas, conversando com a diretora e depois com a coordenadora da escola, chegamos a conclusão que ela deve ser mantida, pois o que está afetando o não uso é a dificuldade de acesso a internet. Conversamos com os alunos e eles apontaram que alguns professores proibem o uso na sala de aula, outros alegam a falta de conexão a rede...Percebe-se um maior uso dos alunos nas turmas do 6º ano, por se tratar de uma novidade.
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