O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

Leituras Básicas


WACHOWICH, Marcos (org.). Por que mudar a lei dos direitos autorais?: estudos e pareceres. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011. Disponível em: <http://www.direitoautoral.ufsc.br/gedai/2011/12/versao-digital-da-obra-%E2%80%9Cpor-que-mudar-a-lei-de-direito-autoral-estudos-e-pareceres
%E2%80%9D/>

Livro organizado por Bruno Tarin e Adriano Belisário pela Editora Azougue. São 29 trabalhos de diferentes autores do Brasil e do mundo sobre pirataria e cultura livre, lançando novas perspectivas sobre o debate por vezes reduzido ao binarismo "copyright VS copyleft". O livro conta com conteúdos de Antonio Negri, Richard Stallman, Yann moulier Boutang, Matteo Pasquinelli, Jorge Machado, Felipe Fonseca, Giuseppe Cocco, Silke Helfrich, Miguel Afonso Caetano, Maria dos Camelôs, Dmytri Kleiner, do pessoal da Licença da Arte Livre e muitos outros.Versão online disponível em:
http://www.copyfight.tk/?p=136;
Se quiserem adquirir a versão impressa podem pedir por aqui:
http://www.copyfight.tk/?p=110

 Anais em CD-ROM dos I Encontro Internacional de Direitos Culturais ( I EIDC) - A versão digital dos  está disponível no link: http://www.direitosculturais.com.br/ojs/index.php/articles.GT1 - Direitos Autorais e Conexos

Textinho da contra-capa do livro:

Para além dos conflitos travados pelos direitos de cópia, Copyfight nos leva às múltiplas trincheiras de um polêmico tema da atualidade: a propriedade privada sobre o imaterial. Artistas, pesquisadores, agricultores, camelôs, hackers, médicos... Qualquer pessoa encontra-se atualmente atravessada pelas questões de “propriedade intelectual” no seu dia a dia. As redes e as ruas são os campos de batalha de uma guerra que se materializa nas campanhas anti-pirataria, na repressão aos ambulantes nas metrópoles e nos dolorosos dobramentos que as patentes de medicamentos e o controle sobre formas de vida causam. Mas que também se materializa no vazamento de informações “confidenciais” de governos e grandes empresas, na ocupação e produção autônoma das cidades e da internet, no desenvolvimento de software livre etc.
Copyfight se coloca nessa disputa a partir da constatação de que a dualidade “Copyright X Copyleft” e a tentativa de síntese efetuada pelo Creative Commons são incapazes de dar conta da multiplicidade de perspectivas e práticas que são desenvolvidas em torno da pirataria e cultura livre. Copyfight é um convite à produção de novos pontos de vista e práticas sobre esses temas, assim como a ocupação das redes e das ruas.



2- SOBRE COTIDIANOS

ALVES, Nilda. Redes educativas "dentrofora" das escolas, exemplificadas pela formãçao de professores. In: Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos ... [et al.] (orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Coleção Didática e prática de ensino. Horizonte : Autêntica, 2010.p. 49-66.


CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano-artes de fazer. petropólis: Vozes, 2009.

OLIVEIRA, Inês Barbosa e ALVES, Nilda (orgs.) Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas.: sobre redes de saberes. Petropólis: DP et Alii, 2008.

3- CRIATIVIDADE
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação.  Editora Vozes. RJ. 187p.


4- PARADIGMA INDICIÁRIO



5- CULTURA REMIX
Livro Remix - Lessig

Remix no Ciberespaço: da perda da aura à diluição da autoriahttp://www.cchla.ufpb.br/ppgc/smartgc/uploads/arquivos/11d591343820101009063653.pdf

O remix nos processos de criação de imagens e imaginários midiáticos - Lúcia Leão

WHAT COMES  AFTER  REMIX?


6- MARCO CIVIL DA INTERNET

06/11/2013
Marco Civil sem neutralidade é preconceito contra pobre, diz relatorhttp://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/11/06/marco-civil-sem-neutralidade-e-preconceito-contra-pobre-diz-relator.htm

Movimento do Projeto do Marco Civil da Internet

Andamento do projeto

Outros:



Nenhum comentário:

Postar um comentário