O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Formação na escola no dia 15/05/2012

O encontro foi realizado por Maristela e Saionara, contando com a presença de 3 professores novatos que ainda não conheciam os recursos do UCA. Deixamos eles futucarem o UCA a vontade, mediando apenas quando necessário, apresentando-lhes alguns recursos e conversando sobre as possibilidades de desenvolvimentos de projetos com inserção do laptop online offline, integrado as demais tecnologias existentes na escola. Notamos uma predisposição destas professoras para inserção das tecnologias em suas práticas, inclusive apontando algumas ideias que precisam ser amadurecidas.
Nesse dia, a escola estava sem internet durante quase toda a manhã. Já no final da manhã, pudemos entrar no Moodle e tirar as dúvidas das professoras em relação as atividades da formação.
Circulamos pela escola, e aproveitamos para conversar com as duas professoras que não estão participando do curso. Nos disponibilizamos para ajudá-las nas atividades com o UCA na sala de aula, independente da participação na formação. Elas aceitaram. Inclusive neste dia, uma das duas professoras, que leciona a disciplina História, estava com uma atividade para ser realizada com a turma do nono ano com o UCA, mas foi impossibilitada por falta da conexão a internet.

Neste dia, também, os alunos do 8º ano e do 6º ano, juntos, organizaram uma comemoração surpresa do aniversário da outra professora que não está no curso de formação. Os alunos me chamaram para tirar fotos da festa. Foi ótimo, pois tive a oportunidade de me aproximar da professora e também dos alunos, o que vai nos ajudar nas ações da pesquisa.

Descobri espalhado pela escola alguns avisos referentes ao retorno da Rádio Pátio que estava desativada. Aproveitei para conversar com a coordenadora sobre a incorporação das açõs da Rádio Web. Ela me mostrou alguns equipamentos que foram comprados para ativar o projeto, como microfones sem fio e caixa de som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário