O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Relato da Visita às escolas de Piraí

Estive em Piraí-RJ no mês de setembro/2010 para participar do 1º Seminário Educação e Tecnologia: Um computador por Aluno. Assim, aproveitando a estada no munícipio, visitei 2 escolas do Projeto UCA no dia 15.
A primeira delas, a Escola Municipal Nova Esperança. Fui atendida pela diretora que me passou algumas informações. A escola recebeu apenas 30 laptops que ficam no laboratório. Quando o professor quer usá-los, levam seus alunos para esse espaço. As máquinas são utilizadas de acordo a demanda dos professores.Ainda se encontra numa fase inicial de utilização. Os professores já receberam a formação e estão aguardando a chegada de mais laptops. Os armários para guardar os laptops tinhama acabado de chegar e aproveitei para observar a estrutura dos mesmos (ver fotos).

No mesmo dia, visitei também a E.E.M. Lúcio de Mendonça que recebeu um número de máquinas correspondente ao número de alunos.Fui atendida pela coordenadora pedagógica que me informou que quase todos os professores já estão utlizando os laptopts, mas percebi também que o trabalho ainda está começando.
Conversei com uma professora da alfabetização que está desenvolvendo atividades com sesu alunos, utlizando diversos portais com jogos e atividades destinadas a esse nível de escolarização.
Tive contatot ambém com o professor Marcos Paulo que estava fazendo uma atividade com alunos com o software V-Class Student, onde permite a realziação de atividades e o controle das atividades dos alunos, pois visualiza tudo o que os alunos estão fazendo em seus laptops.
O que vi de interessante nessa escola é a aprendizagem colaborativa que está se dando entre os professores. Quando há uma descoberta por algum, compartilha-se com os demais. Foi o que presenciei no dia da visita: alguns professores foram até a sala de aula onde estava acontecendo a atividade relatada. Eles tinham interesse em conhecer o uso do programa para aplicar com seus alunos.
Como não estava nada agendado para minha visita, não tive condição de obter mais informações, pois já era quase final da tarde.Haviam me informado que não encontraria ninguém nas escolas nesses dias em decorrência do evento que iria acontecer no município.Pretendo voltar para conhecer melhor a proposta das escolas, inclusive a do distrito de Arrozal, que pertence a Pirai, onde tudo começou e que a proposta já ganhou mais impulso.

Blog da E. M. M. Lúcio de Mendonça
http://emlm.arteblog.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário