O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

2º Encontro de Formação dos Formadores

Aconteceu no IAT nos dias 24 e 25/11 o 2º encontro de formação dos formadores.

No dia 24/11 pela manhã foi proferida a Palestra tecnologias e Novas Educações pelo professor Nelson Pretto e a tarde discutimos o Documento oficial do MEC de Formação do UCA. Logo depois dialogamos sobre a proposta de formação do UCA-Bahia. Nesse mesmo dia os fromadores visitaram os ambientes virtuais do curso (e-proinfo e Moodle).
No dia 26/11, pela manhã foi discutida a proposta de construção do Jornal de Pesquisa, dispositivo que estamos enfatizando para a formação de professores-pesquisadores.
A seguir, tivemos a participação da professora Mariana Alcântara (Jornalista e mestranda em Cultura e Sociedade - FACOM), que apresentou o projeto de Produção de videos com câmeras e celulares. Fez também uma oficina de produção.

A tarde, foi dada a continuidade da oficina de produção de video, sendo o momento da edição utilizando o programa Open Shot. Momento importante, pois o referido software é livre. Os NTE sempre tiveram dificuldade com esse tipo de video. Assim, o pessoal ficou bastante motivado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário