O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

sábado, 27 de novembro de 2010

3º Workshop UCA

 Aconteceu no IAT nos dias 26 e 27/11 o 3º Workshop UCA no Instituto Anísio Teixeira (UCA) em Salvador-Ba.
Estiveram presentes os formadores UCA-Bahia (bolsistas e docentes dos NTE), secretarios de educação de outros municípios e representantes de Secretaria de Educação de outros estados.
No dia 26/11 pela manhã, houve a apresentação do projeto UCA por representantes do MEC.A tarde, uma apresentação daUtilização de laptops XO da OLPC: Experiências do Pré Piloto de São Paulo, SP – Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernani Silva, mediada pela professora Roseli de Deus Lopes (LSI USP). A seguir, um foi realizado um Debate com representantes dos estados do nordeste, pesquisadores da fase 1 e interação com público presente: Desafios da modalidade Um computador por Aluno.
No dia 27/11, foram relatadas Experiências do Pré Piloto de Palmas, TO – Colégio Dom Alano Marie Du Noday – Utilização de laptops Classmate da Intel.pela professora Maria Elizabeth Bianconcine de Almeida.
Finalizando o veneto foram relatadas experiências do Pré Piloto de Porto Alegre – Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu – Utilização de laptops XO da OLPC pela professora Léa Fagundes (LEC UFRGS).

Para saber mais sobre o evento e ter acesso ao material utilizado pelos mediadores, visite a página institucional do UCA.

Consideramos o evento bastante significativo para aprender com as experiências já vivenciadas. Percebemos que mesmo tendo já uma caminhada na nossa frente, todos ainda estão aprendendo a lidar com essa situação nova que é a entrada desses bichinhos no contexto da sala de aula, e que não existem receitas prontas, todos precisam criar/ressignificar práticas pedagógicas a aprtir de seus respectivos contextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário