O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

1º Encontro de Formação na Escola Carlo salério - Itabuna


O primeiro encontro de Formação dos gestores e professores da Escola Estadual Padre Carlo Salério no município de Itabuna aconteceu no dia 13/12/2010 (segunda-feira) das 8:30 às 14 h.Contamos com a presença da Coordenadora do NTE de Itabuna, Julianna Braia, das formadoras do NTE, diretoras, coordenadora e professores da escola.
No primeiro momento, utilizamos 2 vídeos que trazem matérias sobre a escolha do laptop classmate e da sua chegada as primeiras escolas brasileiras. A seguir, abrimos para um debate, onde os professores se apresentaram, comentaram o que viram nos vídeos e falaram sobre suas expectativas a respeito desses “bichinhos” na escola.
Posteriormente, utilizando o material do MEC, fiz uma breve apresentação do Projeto UCA, seus objetivos, os pilares, a proposta da formação...
A seguir, apresentamos e discutimos a proposta de formação do UCA-Bahia. Falamos sobre a carga horária total do curso (e-Proinfo e Moodle, mini-cursos, oficinas e reuniões na escola). Fizemos também um momento de discussão sobre o Jornal de Pesquisa, que será utilizado como dispositivo na formação do professor-pesquisador.Nesse momento, todos visitaram o meu Jornal de Pesquisa.
No segundo momento, acessaram o e-Proinfo – a maioria dos cursistas já se encontrava cadastrada.Os que não estavam se cadastraram.
Foi realizada por Saionara e Gizélia (formadoras-NTE) uma breve apresentação dos ambientes e-Proinfo e Moodle. Ficou acertado que na semana Pedagógica será realizado uma oficina dos referidos ambientes.
Notamos uma grande expectativa na escola. Professores bastante motivados com a possibilidades de inserção dos laptops em suas práticas pedagógicas.
Em relação ao acesso a internet é que ainda existe problemas. O acesso no momento está sendo pela conexão do Proinfo que já existia na escola, com bastante dificuldades, pois não se consegue acessar de qualquer lugar. Os responsáveis pela conexão do MEC tiveram na escola e, segundo informação da diretora, deixaram tudo conectado. Só que, dias depois, não conseguiram mais. A diretora está fazendo contato para resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário