O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Reunião com o Secretário de Educação do Estado da Bahia

Hoje (20/12) a tarde, tivemos (Nelson Pretto, Lívia e Maristela)  uma reunião no Gabinete do Secretário da Educação do Estado da Bahia, com o próprio Secretário. Professor Nelson fez um relato do UCA na Bahia, sobre as atribuições do nosso grupo, assim como demais parceiros. O Secretário afirmou que ficou sabendo do Projeto na Bahia através da imprensa. Que nada chegou até o Gabinete a partir do MEC. Professor Nelson colocou ainda as preocupações do grupo sobre a situação das escolas no que tange a infra-estrutura. Deixamos os itens da pauta com o secretário, onde consta inclusive a relação nominal de todas as escolas participantes dessa etapa do UCA e relacionamos as seguintes situações:

Providências/pendências de infra-estrutura para todas as escolas:

     Formato das carteiras adequadas para o uso dos equipamentos;
     Necessidade de novos mobiliários: armários apropriados para guardar os laptops;
     Adequação e número de tomadas suficiente para carregar as baterias dos laptops;
     Readequação da rede elétrica para permitir cargas de baterias simultâneas dos laptops;
     Segurança das escolas para evitar roubos;
     Criação de um Projeto para Curso de Formação de alunos-monitores em Software livre e nos diferentes recursos dos laptops, assim como garantia de bolsas para esses alunos darem suporte técnico às escolas UCA nos diferentes turnos de aula.

O Secretário nos informou que a Secretária fez procedimento licitatório recentemente para trocar das carteiras escolares. Já receberam um primeiro lote com 9.000 (nove mil) carteiras(mesa e cadeira,) que será substituída nas já existentes nas Unidades Escolares.Segundo ele, como desconhecia o Projeto, não incluiu as escolas UCA nesse lote.Lamentamos muito!!!Ficou parecendo que houve uma falta de articulação das instâncias envolvidas no projeto e que as políticas públicas não são integradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário