O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

sábado, 18 de agosto de 2012

Semana de 13 a 17/08/2012 - Formação na Escola

No dia 13/08, nos primeiros horários, acompanhei as aulas das professoras de Ciências e Língua Portuguesa. A intenção era observar o que elas estavam realizando as suas práticas, conteúdo e metodologia, para podermos contribuir de alguma forma para inserção das tecnologias. Na primeira,  a professora aplicou uma atividade em dupla para nota, já com material impresso. Na segunda, podemos afzer inferências, apontando algumas possibilidades para além do livro didático. No resto da manhã não houve mais aula, pois aconteceu uma homenagem aos estudantes em comemoração do seu dia.

No dia 14/08, fizemos uma observação da aula de Língua Portuguesa e realizamos uma conversa com a professora que sinalizou as suas angústias em relação a suas aulas, considerando-as enfadonhas e demosntrando um desejo de mudança e pedido de ajuda. A seguir, observamos a aula  Matemática. Esta professora proporciona uma aula que prende a atenção dos alunos, mesmo com apenas quadro  e giz. Ela usa diversas táticas para que os alunos assimilem com mais facilidade o conteúdo. No resto da manhã não teve mais aula, pois foi a culminância do projeto de Jorge Amado.

No pátio da escola, houve diversas apresentações de dança, paródias, dramatizações etc. Tudo retratando as obras de Jorge Amado.A tarde, apenas Liz acompanhou s atividades. Filmamos tudo.

No dia 15/08, pela manhã, observamos a aula de Geografia, onde foi aplicado um teste com os alunos. A seguir, conversamos com a coordenadora sobre o seminário que será realziado em Florianópolis. Depois, houve o encontro de formação com os professores, com o foco em atividades com a rádio. A tarde, chegamos na escola apenas para a formação com os professores.

Nos dias 16 e 17/08, aconteceu a formação dos monitores para produção de video, contando com a mediação dos bolsistas do Curso de Comunicação da UESC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário