O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

sexta-feira, 27 de julho de 2012

26/07/2012 – Acompanhamento das ações na escola

Neste dia, visitei a Escola Carlo Salério, pela manhã para acompanhamento das ações da Rádio Pátio. Nesse dia estavam presentes junto comigo duas bolsias do Curso de Comunicação da UESC que estão envolvidas com a Rádio na Universidade. Elas foram observar o trabalho da escola e conhecer os alunos. A intenção foi a partir do que já existe, contribuírem para aperfeiçoar as ações da rádio na escola. Fizemos gravação do making of e de toda a veiculação da programação. Notamos os alunos-membros da rádio bastante empolgados com a atividade, assim como uma “calmaria” no pátio no horário do recreio. Os alunos-ouvintes participavam bastante, com gritos, risadas, vaias... A professora Cristiane, responsável pelo trabalho com os alunos, estava junto com os alunos o tempo todo. Vejo a rádio como possibilidade de desenvolvimento de propostas autorais de todos os professores, as quais contribuem para as aprendizagens dos alunos, mais especificamente em torno da leitura e da escrita. 
Nesse mesmo dia, a tarde, fiz uma oficina com os membros da rádio para utilização do Google Docs para a construção coletiva dos roteiros dos programas, assim como para facilitar o acompanhamento pela professsora, mas tive problemas com a conexão. O Programa travava o tempo inteiro. Cadastramos a maioria dos alunos, mas não conseguimos todos. Senti que vai ser dificil inserir essa prática na escola em decorrência da infra-estrutura.

A seguir, acompanhei as ações da Rádiopátio, e fiz a gravação da gravação do vídeo (realizada pelos alunos com o laptop) sobre Gabriela do projeto Jorge Amado, também como atividade da professora Cristiane. Estou atenta ao movimento as ações desta professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário