O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quarta-feira, 25 de julho de 2012

24/07/2012 – Formação na Escola

Nesse dia, passamos os dois turnos na escola, sendo que a formação só acontece no 2º tempo de cada período, no horário de AC dos professores. Pela manhã, Liz inicia o encontro se apresentando, visto que é seu primeiro contato com o grupo. Ela inicia o acompanhamento da formação nessa escola. No primeiro momento, para diagnosticar o que os professores entendem por autor/autoria, fizemos uma dinâmica: distribuimos folhas para que eles preenchessem com a história de suas vidas a partir de algumas palavras-chave. Em seguida, solicitamos que trocasssem as folhas para que um ilustrassem a memória da vida do outro com recortes de revistas a partir da sua interpretação sobre  as palavras que estavam dispostas na folha. Por fim, fizemos algumas provocações em torno da autoria das memórias construídas, a saber: Quem era o autor? Pode-se falar em autoria quando há vários colaboradores? Entre outras questões... Como recursos, utilizamos: folha de papel, tesoura, revistas velhas, lápis.
A tarde, mudamos a dinâmica para diagnosticar a compreensão dos professores em torno do conceito de autor e autoria, pois achamos que pela manhã tomou bastante tempo, diminuindo a disponibilidade para uma discussão mais ampliada sobre as atividades práticas. Assim, com os professores presentes no vespertino, apenas provocamos a discussão com as questões: o que é autor e o que é autoria? O que é um professor-autor?
A seguir, tanto pela manhã, quanto a tarde, realizamos uma exposição dialogada com auxílio de slides. Por fim, propomos que a discussão do encontro fosse aprofundada no fórum do Moodle.
Depois dessa discussão inicial, já agendamos as oficinas de  produção de audio e video. A de audio/rádio é prioritária, visto que a escola está com a proposta de rádio pátio e rádio web.
Nos dois turnos, a discussão foi riquíssima. Trouxeram sua compreensão em torno dos conceitos, fizeram links com autores, como Bakthin. Fizemos estudo de caso com uma situação hipotética de sala de aula com uso de blog. Apareceu nas falas o conceito de remixagem. Analisaram suas práticas de sala de aula e refletiram se nelas há sua autoria. Desse material, emergiram algumas noções subsunçoras para minha pesquisa, assim como falas que servirão para dialogar com os autores que estou estudando e levando para minha escrita, como Foucault, Bakhtin, Orlandi, Barthes, Lemos, entre outros. Gravei tudo em vídeo e já fiz a transcrição. Senti que o encontro foi bastante produtivo e que conseguimos, pelo menos, provocar no professor a importância da formação para a autoria, mais especificamente para o avanço nas práticas com utilização de tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário