Nesse dia, passamos os dois turnos na escola, sendo que a
formação só acontece no 2º tempo de cada período, no horário de
AC dos professores. Pela manhã, Liz inicia o encontro se
apresentando, visto que é seu primeiro contato com o grupo. Ela
inicia o acompanhamento da formação nessa escola. No primeiro
momento, para diagnosticar
o que os professores entendem por autor/autoria, fizemos uma
dinâmica: distribuimos folhas para que eles preenchessem com a
história de suas vidas a partir de algumas palavras-chave. Em
seguida, solicitamos que trocasssem as folhas para que um
ilustrassem a memória da vida do outro com recortes de revistas a
partir da sua interpretação sobre as palavras que estavam
dispostas na folha. Por fim, fizemos algumas provocações em torno
da autoria das memórias construídas, a saber: Quem era o autor?
Pode-se falar em autoria quando há vários colaboradores? Entre
outras questões... Como recursos,
utilizamos:
folha
de papel, tesoura, revistas velhas, lápis.
A
tarde, mudamos a dinâmica para diagnosticar a compreensão dos
professores em torno do conceito de autor e autoria, pois achamos que
pela manhã tomou bastante tempo, diminuindo a disponibilidade para
uma discussão mais ampliada sobre as atividades práticas. Assim,
com os professores presentes no vespertino, apenas provocamos a
discussão com as questões: o que é autor e o que é autoria? O que
é um professor-autor?
A seguir, tanto pela manhã, quanto a tarde, realizamos uma exposição dialogada com auxílio de slides. Por fim, propomos que a discussão do encontro fosse aprofundada no fórum do Moodle.
Depois dessa discussão inicial, já agendamos as oficinas de produção de audio e video. A de audio/rádio é prioritária, visto que a escola está com a proposta de rádio pátio e rádio web.
A seguir, tanto pela manhã, quanto a tarde, realizamos uma exposição dialogada com auxílio de slides. Por fim, propomos que a discussão do encontro fosse aprofundada no fórum do Moodle.
Depois dessa discussão inicial, já agendamos as oficinas de produção de audio e video. A de audio/rádio é prioritária, visto que a escola está com a proposta de rádio pátio e rádio web.
Nos
dois turnos, a discussão foi riquíssima. Trouxeram sua compreensão
em torno dos conceitos, fizeram links com autores, como Bakthin.
Fizemos estudo de caso com uma situação hipotética de sala de aula
com uso de blog. Apareceu nas falas o conceito de remixagem.
Analisaram suas práticas de sala de aula e refletiram se nelas há
sua autoria. Desse material, emergiram algumas noções subsunçoras
para minha pesquisa, assim como falas que servirão para dialogar com
os autores que estou estudando e levando para minha escrita, como
Foucault, Bakhtin, Orlandi, Barthes, Lemos, entre outros. Gravei tudo
em vídeo e já fiz a transcrição. Senti que o encontro foi
bastante produtivo e que conseguimos, pelo menos, provocar no
professor a importância da formação para a autoria, mais
especificamente para o avanço nas práticas com utilização de
tecnologias.
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