O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Formação na Escola 04/09/2012

Dia 04/09/2012  (manhã)
Iniciamos a manhã, eu e Saionara como mediadoras, retomando o Plano estratégico elaborado em dezembro de 2012, com as ações previstas para 2012. Chamamos a atenção para as ações que já foram realizadas até o momento, os entraves que enfrentamos para executá-las em decorrência da greve dos professores, e revemos o que ainda pretendemos fazer durante o restante desse ano letivo. Depois, dialogando sobre o processo de avaliação do curso, chamei atenção para a carga horária e para a postagem dos relatos de experiência no livro do Moodle, além das interações no fórum de discussão. A seguir, fizemos uma exposição dialogada sobre webquest: conceito, características, elementos... A intenção foi ajudar o professor a avançar nas práticas de pesquisa que apenas considera o consumo de informações. Após o diálogo, solicitei que eles navegassem na internet para conhecer algumas webquests. Aproveitando a oportunidade para que todos acessassem meu Jornal de Pesquisa (JP), disponibilizei nele alguns links com propostas de webquests. Assim, a partir dos links sugeridos, eles navegaram na rede em alguns webquests tentando buscar contribuições para as suas atividades de sala de acordo ao conteúdo que estão trabalhando no momento. Fizeram uma busca de acordo as temáticas de interesse, analisaram os webquests e fomos conversando sobre as possibilidades de usos em cada uma das disciplinas. A coordenadora pedagógica sugeriu que a escola fizesse uma experiência com essa metodologia para que pudesse comparar as atitudes dos alunos diante dessa nova forma de fazer pesquisa, se há um diferencial entre esta e a forma tradicional presente na escola. Os professores demonstraram interesse na proposta e a partir do que viram, conseguiram vislumbrar algumas estratégias para as suas aulas. Uma das professoras disse que conseguiu sanar uma dificuldade que estava tendo para trabalhar com uma determinada temática. Chamei a atenção que o espaço visitado (o PHP Webquest) limita-se apenas publicar o Webquest, portanto seria preciso apontar para outros espaços onde os alunos pudessem resolver as questões postas: edição e publicação de textos, audios e videos, além da interatividade com professor, colegas e outros possíveis participantes externos.
Nos depoimentos durante a realização da atividade ficou claro que os professores querem ajuda, que querem utilizar os UCA, mas que ainda sentem dificuldades de saber o como fazer, além, e principalmente, que as dificuldades de infra-estrutura, dizem eles, amarram a fruição das atividades.
Quanto a sugestão de navegação no meu JP era para que eles percebessem uma escrita de um processo de pesquisa, um registro de uma caminhada, como estou me fazendo autora. Além disso, pedi que eles colaborassem nesse processo de criação, que se tornassem co-autores, deixando seus comentários, suas percepções da caminhada da formação.
No JP também disponibilizei um link com a matéria sobre a aluna de uma escola de Florianopólis que abriu um Diário de Classe utilizando o Facebook para denunciar problemas que enfrenta nas aulas e mostrar como está a infraestrutura do prédio. O objetivo era chamar a atenção para os usos das redes sociais como forma de desenvolver a autoria e a formação do aluno como ativista, de acordo a proposta do professor Nelson Pretto. E pensar também questões que devem ser refletidas com os alunos, como a responsabilidade e a ética da publicação de conteúdo na rede, tema que será tratado no nosso próximo encontro de formação na escola.
Estamos aguardando a ressonância das discussões do encontro do dia de hoje nas práticas de sala de aula dos professores.


Gostaria de deixar registrado aqui que tentamos fazer as atividades com uso dos UCA, mas não conseguimos a conexão a internet,  por isso, a alternativa foram os computadores do laboratório. Já prevendo esse tipo de situação, quando nos reunimos, sempre ocupamos esse espaço para evitar transtornos de mudança de lugar durante a formação.

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