Nesse dia, fizemos a Formação
com os monitores para gravação e edição de audio com o programa
Audacity. No dia anterior, foi pedido pelos professores para que os
alunos trouxessem os UCA para o encontro, mas nenhum deles
trouxe.Diante do ocorrido, formei grupos, sendo um de 3 alunos para
uso de um UCA, que levei do NTE e os demais utilizaram os
computadores do laboratório de informática. Não levei uma oficina
pronta, pois tinha a intenção de incitar os alunos para a formação
para a pesquisa. Assim, propus que eles tentassem gravar falas deles
mesmos no audacity para depois editá-la, deixando apenas os trechos
que lhes interessasse e deletasse os demais, além de colocar música
de fundo. A gravação conseguiram fazer. No grupo havia dois alunos
que já conheciam o programa. Mas, não sabiam como colocar música
de fundo, então convidei-os a pesquisar na internet, pois tinha um
objetivo de criar neles o hábito de buscar soluções para os
possíveis problemas que emergirem na escola nos usos dos laptops.
Não deu tempo terminar o trabalho, então pedi que eles continuassem
a atividade em casa. Informei-lhes que teríamos um outro encontro
para dá continuidade a formação. Vale ressaltar que como não
havia fones/microfones, utilizamos 3 que levei emprestado do NTE, o
que causou um certo empecilho para o bom andamento das gravações,
visto que todos queriam um deles para si. Ainda há uma dificuldade
grande no trabalho em conjunto. Eles reivindicaram a compra de
haeadfones para a escola.
O
fato de os alunos não levar os UCA me deixou preocupada, pois vi
como um sinal de que estão rejeitando, consequentemente vai ressoar
na motivação para usos dos colegas em suas respectivas salas de
aula e na escola de um modo geral.
Após
esse encontro, me reuni com a professora Nadja, no horário de AC
dela. Passei para ela tudo que foi trabalhado pela manhã com os
demais professores. Discutimos sobre as possibilidades de uso do
Webquest nas turmas que leciona. Ela falou da dificuldade que está
encontrando em usar os UCA na sala de aula devido a falta de conexão
a internet. Abriu para mim um de seus documentos de criação, o
caderno onde registra todas as suas aula, com metodologia e textos.
Me falou sobre duas atividades que está realizando com os alunos,
uma sobre história em quadrinhos e outra sobre blog. Esta segunda
surgiu motivada por um texto do livro didático da turma do 6º ano,
Meu querido blog: o diário do século XXI é online, para a galera
poder bisbilhotar. Dialogamos sobre a ampliação das atividades
proposta pelo livro com outras que utilizasse a internet para
produção dos alunos.
No
dia 05/09 foi parada dos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário