O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

No dia 04/09 (a tarde)

Nesse dia, fizemos a Formação com os monitores para gravação e edição de audio com o programa Audacity. No dia anterior, foi pedido pelos professores para que os alunos trouxessem os UCA para o encontro, mas nenhum deles trouxe.Diante do ocorrido, formei grupos, sendo um de 3 alunos para uso de um UCA, que levei do NTE e os demais utilizaram os computadores do laboratório de informática. Não levei uma oficina pronta, pois tinha a intenção de incitar os alunos para a formação para a pesquisa. Assim, propus que eles tentassem gravar falas deles mesmos no audacity para depois editá-la, deixando apenas os trechos que lhes interessasse e deletasse os demais, além de colocar música de fundo. A gravação conseguiram fazer. No grupo havia dois alunos que já conheciam o programa. Mas, não sabiam como colocar música de fundo, então convidei-os a pesquisar na internet, pois tinha um objetivo de criar neles o hábito de buscar soluções para os possíveis problemas que emergirem na escola nos usos dos laptops. Não deu tempo terminar o trabalho, então pedi que eles continuassem a atividade em casa. Informei-lhes que teríamos um outro encontro para dá continuidade a formação. Vale ressaltar que como não havia fones/microfones, utilizamos 3 que levei emprestado do NTE, o que causou um certo empecilho para o bom andamento das gravações, visto que todos queriam um deles para si. Ainda há uma dificuldade grande no trabalho em conjunto. Eles reivindicaram a compra de haeadfones para a escola.
O fato de os alunos não levar os UCA me deixou preocupada, pois vi como um sinal de que estão rejeitando, consequentemente vai ressoar na motivação para usos dos colegas em suas respectivas salas de aula e na escola de um modo geral.
Após esse encontro, me reuni com a professora Nadja, no horário de AC dela. Passei para ela tudo que foi trabalhado pela manhã com os demais professores. Discutimos sobre as possibilidades de uso do Webquest nas turmas que leciona. Ela falou da dificuldade que está encontrando em usar os UCA na sala de aula devido a falta de conexão a internet. Abriu para mim um de seus documentos de criação, o caderno onde registra todas as suas aula, com metodologia e textos. Me falou sobre duas atividades que está realizando com os alunos, uma sobre história em quadrinhos e outra sobre blog. Esta segunda surgiu motivada por um texto do livro didático da turma do 6º ano, Meu querido blog: o diário do século XXI é online, para a galera poder bisbilhotar. Dialogamos sobre a ampliação das atividades proposta pelo livro com outras que utilizasse a internet para produção dos alunos.

No dia 05/09 foi parada dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário