No
dia 30/10, pela manhã, eu, Liz e Saionara fomos para a escola. Era o
encontro de formação para a produção de vídeo. (o encontro foi
gravado em video). Falamos das possibilidades de produções
autorais. E, por conta do tempo ser muito curto (apenas o horário de AC, 2 horas) partimos para a
prática. Trabalhamos com o uso do Movie Maker, pois este é o
programa que os rpofessores tem em suas residencias. Mas, mostramos
também o openshot que está instalado nos computadores do
laboratório.
Alguns professores conseguiram produzir um vídeo.
Conversamos também sobre algumas dicas de produção de conteúdo, mostramos esse material que eu havia postado aqui no JP. Deixei uma provocação para que eles visitassem em outros momentos.Clicando na imagem abaixo, título de um livro, encontramos várias dicas de usos das tecnologias digitais na escola:
Lendo a versão impressa desse livro, encontrei em um dos textos, links para os vídeos. Fiquei pensando se eles não poderiam inspirar outras criações. Tive alguns insights, mas não vou colocá-los aqui agora. No próximo encontro na escola, vou mostá-los aos professores e provocá-los para ver se conseguem vislumbrar outras possibilidades de produção com seus alunos. São eles:
Andressa
Corinthiana com muito orgulho, com muuuuuito amor!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=2hmf1TnyZEA
https://www.youtube.com/watch?v=2hmf1TnyZEA
Como
fazer uma pipa
https://www.youtube.com/watch?v=wjlxQf3xKN8
https://www.youtube.com/watch?v=wjlxQf3xKN8
Teixeira e Moura
(2012), autores do texto "Chapeuzinho Vermelho na Cibercultura"
do livro citado , nos convidam a algumas reflexões sobre os vídeos,
pensando em cada um deles, especificamente:
Eles registram o quê? Quais são os assuntos tratados? Para que foram feitos? Onde pode ser assistido? Que recursos foram usados para compor os vídeos?
Veja também Como fazer um vídeo do GustavoHorm Produções:
http://www.youtube.com/watch?v=ZDJP93ULfdo
Outra sugestão de atividade interssante que vi nesse mesmo livro foi a produção de contos multimodais, que podem ser com palavras e imagens estáticas ou com produção de vídeo de 1 minuto, imagem em movimento e texto. Ver alguns exemplos no Minimínimo: tudo a dizer em 200 caracteres.
Os alunos podem capturar imagens por 2 ou 3 dias de seu cotidiano, usando o laptop, máquina fotográfica ou o celular e depois montar o vídeo com uma narrativa curta ou um miniconto no blog ou no Facebook. A narrativa também, depois da produção escrita pode ser produzida/publicada em formato de podcast.
Eles registram o quê? Quais são os assuntos tratados? Para que foram feitos? Onde pode ser assistido? Que recursos foram usados para compor os vídeos?
Veja também Como fazer um vídeo do GustavoHorm Produções:
http://www.youtube.com/watch?v=ZDJP93ULfdo
Outra sugestão de atividade interssante que vi nesse mesmo livro foi a produção de contos multimodais, que podem ser com palavras e imagens estáticas ou com produção de vídeo de 1 minuto, imagem em movimento e texto. Ver alguns exemplos no Minimínimo: tudo a dizer em 200 caracteres.
Os alunos podem capturar imagens por 2 ou 3 dias de seu cotidiano, usando o laptop, máquina fotográfica ou o celular e depois montar o vídeo com uma narrativa curta ou um miniconto no blog ou no Facebook. A narrativa também, depois da produção escrita pode ser produzida/publicada em formato de podcast.
A
tarde, eu e Liz fizemos uma oficina com os alunos-monitores para
edição de video. Eles conseguiram rapidamente produzir videos nos dois programas (OpenShot e Movie Maker).
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