O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Projeto Uso seguro e responsável da internet

Entre os meses outubro e novembro de 2012, os professores da Escola Carlo Salério desenvolveram o Projeto Segurança e responsabilidade na internet. A proposta teve como objetivo potencializar aos nossos alunos o uso responsável, seguro e ético da internet, a fim de que adotem os cuidados necessários neste espaço público. Para tal, foi explorado todo o material sugerido pela Safernet Brasil, uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos que realiza um conjunto de ações focadas na área de prevenção e educação para redução da incidência de violações de direitos no ciberespaço. A Safernet disponibiliza uma cartilha impressa, a qual foi distribuida para todos os alunos da escola, além de vídeos e sugestões de atividades que foram trabalhadas na sala de aula em todas as turmas. Nos momentos de estudos e discussões, foi enfatizado o lado ruim da internet onde crianças e adolescentes podem estar sendo expostos a perigos, sendo os mais frequentes: pedofilia, cyberbulling, cibercrime, roubo de dados, vírus e invasão de provacidade. A intenção é permitir que os alunos naveguem de forma mais segura ao mesmo tempo que aproveitem todas as possibilidades que a internet oferece, seja para estudos, entretenimento, comunicação, publicação de conteúdos, entre tantas outras coisas. Eles vivem nas redes sociais, seja no espaço escolar, que contém um laboratório de informática e netbooks (recebidos através do PROUCA, Programa Um Computador por aluno), ou em suas próprias casas, pois os netbooks ficam em suas mãos. Além desses acessos a internet, alguns têm outros computadores em casa e muitos deles vivem a todo momento nas lanhouses do bairro. No decorrer do trabalho, os alunos compartilharam muitas situações conhecidas por eles, seja no espaço físico ou no virtual, ao mesmo tempo que faziam uma análise das mesmas junto com seus colegas e professores. No dia 04/12, nos turnos matutino e vespertino, houve a culminância do projeto, onde foram socializadas as produções, como vídeos, histórias em quadrinhos, cartazes, paródias e dramatizações. Todo esse material será disponibilizado na internet.

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