O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

domingo, 25 de novembro de 2012

Rádio, conversas com professora, mediação atividade no lab etc

-->
Na sexta (23/11), pela manha, eu e Sule fomos a escola. Tentamos levantar a rádio, mas fomos informadas que o servidor da UFBA estava com problemas. Jonisson havia deixado a máquina funcionando desde o dia anterior. Sule conversou com Daniel e com Bruno por telefone.

-->
Fui até a sala de aula de Flor e conversamos sobre o trabalho do aluno dela que estava exposto na Direc (A nossa conversa está no meu Diário de Campo reservado). Depois, ela foi a té o laboratório de informática, onde continuamos nossa conversa sobre o video de animação e também sobre as postagens no blog dela. No diálogo emergiu elementos do processo de criação de suas práticas pedagógicas. Me mostrou toda animada o texto sobre Os Sertões, de sua autoria, publicado no seu blog. Me contou também o que vem mobilizando-a para a autoria. (gravei a conversa em audio).
No laboratório, recebemos também a visita de Luciana e outra colega da 7V1, para realizar uma atividade de inglês da professora Cris, uma pesquisa sobre adjetivos longos e curtos. Elas vieram para a escola para o Mais Educação, como não tem internet em casa, pediram a coordenadora para fazer a pesquisa solicitada no laboratório. Tiveram dificuldades, pois não conseguiam distinguir o que era um adjetivo longo de um curto. Assim, fiz uma intervenção, ajudando-as nessa compreensão.
Fui até a sala do 9º ano, na aula de Lingua Portuguesa da professora Ednalva, acompanhar o Café Literário, onde os alunos estavam declamando poesias (gravei em video e tirei fotos).Aqui vejo uma das práticas autorais da referida professora.
No final da tarde, fui junto com Sule até a Direc para ver a exposição das obras de arte do AVE, mas já haviam sido retiradas. 
No retorno para casa, encontro das Dores na rua que me solicita um texto com uma justificativa sobre a importância da rádio na escola para ser enviado para a SEC para conseguir equipamentos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário