O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

domingo, 20 de março de 2011

Encontro de formação com os professores da Escola Edgar Santos no município de São Sebastião

No dia 19/03, os formadores Maristela e Dimas visitaram a escola Edgar Santos para realizar o encontro de formação UCA, com carga horária de 4 horas. No primeiro momento, houve uma palestra sobre Software livre proferida por Arnaldo – estudante de Sistema da Informação da UNEB, a convite de Dimas. No segundo momento, no laboratório de informática da escola, foram cadastrados no e-Proinfo os professores-cursistas, pois não havia quase nenhum no ambiente. Fizemos uma atividade para inicio da familiarização com o ambiente. Alguns iniciaram a apresentação no fórum. Deixamos como atividade para essa semana uma navegação pelo ambiente, tentando fazer as atividades que tivessem condição dentro de suas possibilidades. Há professores que vão precisar de uma atenção maior, pois ainda tem dificuldade de pegar até no mouse. Há bastante professores idosos na escola.

A rede UCA não está instalada. Não conseguimos conexão com os UCA, nem com a rede do Proinfo. Por esse motivo, utilizamos o laboratório para as atividades, mesmo com todas as dificuldades, conseguimos que todos entrassem no e-Proinfo. São 5 computadores conectados em apenas uma CPU, portanto um processamento muito lento.

A escola ainda não está com seu quadro de professores completo, pois os que passaram no último concurso ainda não chegaram na escola, provavelmente chegarão ainda essa semana. Ficou combinado, que a medida que forem chegando, a diretora ou a coordenadora vai orientando-os para o cadastramento no e-Proinfo e nos comunicando para que possamos inseri-los na turma da escola.

O curso nessa escola está iniciando agora, portanto precisamos rever o calendário dos módulos.

A diretora Maria Cristina nos consultou sobre a possibilidade de um curso para monitores. Prometi dá uma resposta sobre isso. Ainda não definimos como ficará essa situação.

Ficaram agendados os próximos encontros: dias 26/03 com 8 horas, 29/03 com 8 horas e dia 31/03 com 4 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário