O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quinta-feira, 17 de março de 2011

Encontro de Formação na Escola Carlo Salério - Itabuna


Aconteceu no dia 16/03, o 3º Encontro de Formação UCA da Escola Carlo Salério no município de Itabuna, mediado pelas docentes do NTE-05, Maristela, Saionara e Gizélia. Teve como carga horária 8 horas. As atividades foram realizadas no NTE, pois além da escola está terminando uma reforma, foi uma forma que encontramos de “resgatar” os professores para o curso, pois sentíamos que eles estavam muito dispersos e quase sem interação no e-Proinfo, apesar de serem todos conectados (com computadores em suas residências).
Eles passaram o dia no NTE. A diretora da escola providenciou lanches para os dois turnos e também um almoço que foi servido lá mesmo.
Pela manhã, tivemos uma conversa sobre a participação no curso e percebemos que há uma grande dificuldade com a navegação no e-Proinfo. A maioria, ou quase todos, acham o ambiente muito complexo, pois são muitas janelas que devem ser abertas ao mesmo tempo. Tiramos as dúvidas, e fizemos algumas atividades no e-Proinfo.
A tarde, houve uma oficina com os recursos do laptop, trabalhando as primeiras atividades solicitadas no módulo de Apropriação tecnológica.
Alguns professores da escola não querem fazer o curso, mas garantem que vão utilizar os laptops na sua prática docente. Esses já tem mais familiaridade com uso de tecnologias.
Já sentimos que vamos ter um grande desafio nessa escola para manter os professores no curso.
Com esse encontro formam 16 horas de atividades, restando apenas 8 horas para completar o total de horas presenciais, que serão realizadas na escola ainda esse mês.
Obs.: Para agendar esse encontro, fizemos uma reunião no NTE no dia 14/03 com a diretora da escola, pedindo a sua colaboração mais intensamente (mais, pois ela é bastante comprometida) para nos ajudar a trazer os professores para o curso e mostrar a importância desse projeto para a escola.

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