O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

terça-feira, 22 de março de 2011

Encontro de formação na Escola Duque de Caxias no município de Irecê

Relato do 3º encontro de formação da Escola Duque de Caxias – Irecê, mediado por Maristela

Aconteceu no dia 21/03 no município de Irecê, o 3º encontro de formação da Escola Duque de Caxias, com carga horária de 4 horas, com duas turmas, uma pela manhã (no Ponto de Cultura – Irecê) e outra no turno noturno no espçao do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O encontro contou com a participação de cursistas do Curso de Pedagogia do Projeto Irecê.

Na turma da manhã, no primeiro momento, fizemos uma rodada de conversa para traçar uma diagnose do andamento do curso, das dificuldades dos cursistas em relação as atividades solicitadas. Percebemos que há alguns com uma boa interação no ambiente, mas outros que precisam de mais atenção, pois tem mais dificuldade com uso de tecnologia. Apenas 3 professores participaram dessa turma.

Estavam presentes também Ariston e Rita do Ponto de Cultura. Aproveitamos para enfatizar as atribuições desses professores no projeto. Falamos que eles são os articuladores local e que nos ajudarão na formação.

No segundo momento, fizemos uma navegação pelo e-Proinfo para tirar as dúvidas dos cursistas. Depois fizemos uma exposição dialogada sobre Projetos de Aprendizagem, colocando como uma metodologia prioritária com o uso dos recursos do laptop UCA. Assistimos a 3 vídeos curtos sobre essa temática e abrimos para uma discussão.

Na turma do noturno, fizemos o encontro no laboratório de informática da UAB. Foram realizadas as mesmas atividades da manhã. Compareceram todos os professores. Eles solicitaram um acompanhamento maior nas atividades online.

Visita à escola...

A tarde, visitamos a escola, que está em fase de reforma, com previsão de término para final de maio desse ano, conforme já relatado por Salete no relato do encontro anterior a esse.

Foi nos informado que a escola agora conta com a disponibilidade de carga horária de um professor – Gervásio e de uma professora Jeusita Paiva, um no turno da tarde e outro pela manhã para o suporte das ações do UCA. Ajudarão os professores nas atividades do curso, farão oficinas e o que mais for necessário em relação ao UCA.

Entregaram os laptops e disseram que depois de 30 dias chegaria o servidor, mas esse equipamento não chegou até o dia de hoje.

Combinados e impressões...

Ficou acordado com a coordenação da escola que ao reformular o Projeto Político pedagógico da escola as ações do UCA fossem incorporadas nele.

Ficou combinado com Ariston que fosse intensificado a execução de oficinas/mini-cursos na escola. Já aconteceu uma de kword.

Notamos um entusiasmo dos professores com o Projeto.

Os alunos estão bastante ansiosos para o uso dos laptops. Cheguei a ser questionada por um dos alunos se era verdade mesmo que eles iriam recebê-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário