O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Relato do Mutirão da Escola Candeias


Foi realizado no dia 09/06 a noite, foi realizado o mutirão do Colegio Estadual Dasio Jose de Souza no município de Candeias.

Contamos com a participação, além da minha, de Liz, Salete, Dimas, Raquel. Livia, e as formadoras do NTE-Salvador, Selma e Léa Cada um ficou responsável por uma sala.As professoras da escola participaram da formação dos alunos nas suas respectivas salas de aula.Bruno, além de resolver o problema da conexão, também ajudou na formação em uma das salas, pois tínhamos mais salas de aula do que o número de formadores.

Deixamos os alunos futucar livremente nos recursos. Tiraram fotos, utilizaram o editor de texto, gravaram videos, jogaram...


Alguns questionam muito sobre a falta de conexão a internet.

Na sala que fiquei, o silêncio reinava. Cada um ficou “ligado” no seu laptop. Assim, propus uma atividade em grupo com o material sobre o uso responsável da internet. Iniciamos a discussão e solicitamos que a escola continue esse trabalho de educação junto aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário