O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Visitas e encontros de formação de 27/05 a 01/06/2011 - Sul da Bahia

Esses ultimos dias tivemos diversas atividades nas escolas UCA localizadas no sul da Bahia.
 
No sabado (27/05), tive em Gandu para uma rapida reuniao com a diretora da escola para uma conversa sobre a entrega dos laptops aos alunos. No momento, ainda não pretendem fazer a distribuição, mas estao tentando agilizar a infra-estrutura para carregamento dos laptops na propria escola. Conversei tambem por telefone com Leliam (secretária de educação do municipio). Segundo ela, estão empenhados para resolucao do problema. Estamos dependendo de uma solução para agendar o mutirao lá. Quer agendar um momento nosso (Boni e/ou Nelson  e eu) para uma conversa com a  prefeita. Aguardando uma agenda nossa.
 
Segunda-feira (30/05), eu e Nelson Rodrigues, junto com Gizelia e Saionara (formadoras NTE), realizamos um encontro com os professores da escola Carlo Salerio (Itabuna) no NTE, uma turma pela manha e  outra a tarde. Focamos nas atividades do Módulo 2.
 
Na terça-feira,  nós 4 fomos a Barro Preto. Apresentamos um Projeto de leitura e escrita mediado pelas tecnologias digitais para alunos com dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. Foi feito um trabalho sobre elaboração de blogs.
 
Na quarta (01/06), nós 4 e mais os docentes do NTE-Itabuna e a  coordenadora Julianna, realizamos o mutirão com os alunos na Escola Carlo Salerio. No primeiro momento, fizemos aquela atividade de deixar futucar livremente e trocar as aprendizagens. No segundo momento, trabalhamos com a cartilha de uso responsavel da internet, visto que a escola está com problemas com alunos que estao levando material dito pornografico nos pendrives para a escola. situação que ja levou denuncias para o conselho tutelar que ja foi a escola, pedindo providencias.Incusive, pela manha eles tiveram la e foram em todas as salas para conversa com os alunos. Colocamos a cartilha em todos os laptops. os professores da escola continuarao o trabalho de sensibilização junto aos alunos.
 
No dia da formação no NTE com os professores no NTE, representantes do Conselho tutelar tambem estiveram lá para falar sobre os cuidados com os alunos em relação ao uso da internet.
 

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