O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Reunião de Replanejamento para o 2º Semestre


Aconteceu no dia 03/10/2012, no turno matutino, a reunião de Replanejamento para as atividades do 2º Semestre. Logo no inicio da manhã foi servido um café.


A seguir, iniciou um diálogo com a Coordenadora Pedagógica, diretora, vice e professores: orientações para que os professores revejam os conteúdos prioritários.Falou da importância do planejamento das aulas. "O professor deve ter no mínimo um roteiro para as aulas. Não se concebe aulas sem planejamento", enfatizou a coordenadora. Depois, pediu que os professores se reunissem por disciplina. Ela distribuiu um formulário para que os professores elaborassem o plano de curso.
Circulei entre eles, tentando ajudá-los na inserção das tecnologias nas Propostas pedagógicas. Não tive condição de conversar com todos em decorrência do horário. Só deu tempo estabelecer um diálogo com os professores de Educação Física, História e Redação.Incentivei o uso das redes sociais, principalmente o Facebook que é o espaço mais habitado pelos alunos da escola, além de ser um software que carrega com facilidade, mesmo em ambientes com baixa conexão.

Gestoras

Havia 4 participantes do Curso de  Formação UCA (a coordenadora e mais 3 professores que estão nas fotos acima).Pesquisamos e conversamos sobre alguns planos de aula que estão disponibilizados no Portal do Professor, a partir de conteúdos específicos de cada disciplina. Para o Professor de Redação compartilhei o Livro de Receitas para professores de Português.










 



Um comentário:

  1. Primeiramente, parabéns pelo blog, Maristela! Realmente foi uma grande manhã, onde pudemos compartilhar informações acerca do uso das redes sociais para o aprendizado, saindo da metodologia diária. O café da manhã também estava muito agradável e nós professores nos socializamos bastante.

    ResponderExcluir