O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Rodas de conversas e formação dos professores (HQ)

 No dia 21/11 (quarta) pela manhã, eu e Sule fizemos uma roda de conversa com a professora Flor (ouvir audio). A seguir, com os alunos do turno vespertino (ver video).
A tarde, mais duas rodas de conversa: uma com a professora Cristiane (ouvir audio) e a segunda com os alunos do matutino. (ver video).

No dia 22/11, pela manhã, fizemos a formação dos professores para a produção de história em quadrinhos, utilizando o Toondoo, visto que no uquinha não há possibilidade de instalação de programas. Na formação, estiveram presentes também os alunos-monitores e outros alunos que estavam sem aula no momento. Esse é o nosso desejo, que professores e alunos aprendam juntos, mas nem sempre é possível conciliar horários de disponibilidade desses praticantes.
Nesse mesmo dia, recebemos a visita de uma mestranda da UESC, Iky, orientanda do professor Rodrigo Aragão. Ela veio para uma roda de conversa com Cris sobre a possibilidade de pesquisa em 2013, de usos das redes sociais no ensino de língua inglesa, visto que a professora está iniciando seu trabalho com imersão nesses espaços. (ouvir audio da conversa). 

A tarde, aconteceu a oficina de Animação, mediada pelos estudantes do Curso de Comunicação da UESC. No primeiro momento foi realizada uma exposição dialogada e a seguir atividades práticas de criação de animação com os bonecos e cenário criados pelos alunos-monitores no dia anterior com massa de modelar. (ver fotos e video). Marcos Thiago, um dos alunos, iniciou a edição do vídeo e Tayná (uma das mediadoras) iria fechar a edição, com a storyline criada por eles. O video é fruto do Projeto sertões da professora Flor.

Nesse mesmo dia, tive diversas conversas com alguns professores na sala de professores (estes diálogos estão no meu diário de campo mais reservado). Tem algumas situações em que é preciso preservar os praticantes. Relativizar a publicização das situações da pesquisa. Eis aqui um dos meus dilemas: o que devo ou não publicizar. tento usar o bom senso.

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