O que é o Jornal de Pesquisa?

Espaço destinado para registro e discussão dos meus andaimes do percurso da pesquisa de Doutorado sobre O professor e a autoria na Cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola, orientada pela professora Maria Helena Bonilla na Faculdade de Educação/UFBA. Aqui deixarei todas as minhas implicações e "os cacos" que juntarei no final de um período de itinerância de investigação.Para proposição do Jornal de Pesquisa como espaço formativo, me inspirei na obra O Diário de Pesquisa: o estudante e seu processo formativo de Joaquim G. Barbosa e Remi Hess (Brasília: LiberLivro, 2010).

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Acompanhamento das atrividadesna escola no dia 31/10/2012

A tarde, acompanhei a aula da professora de Geografia, com a participação de outra professora que não está mais na escola, mas que continua no curso de formação. Contamos com a ajuda de 2 monitores para a realização das aividades do projeto internet. Havia 8 meninos e 9 meninas. 11 UCA, sendo 3 da secretaria e 8 que os alunos trouxeram. O tema era ciberbulling. Em aula anterior, a professora havia conversado com os alunos, onde eles relataram situações conhecidas por eles. Segundo a professora, nesse dia eles se expressarem sem timidez. Hoje para a gravação ficaram com vergonha, estavam inibidos. A sala estava em círculo. Sugeri que fizesse grupos na tentativa de deixá-los mais a votade para se expressarem livremente. Assim, foram produzidos os vídeos. Vamos ver os resultados depois. Um grupo não estava conseguindo fazer a gravação, então sugeri que fosse para o laboratório que estava vazio e encontrariam silẽncio. Enquanto alguns grupos gravavam os videos, os demais elaboravam textos no UCA. Durante a elaboração do texto, a professora circulava pela sala para ajudar os alunos, já corrigindo erros de concordância e ortografia. Ao tentar salvar os documentos. Alguns UCA ficaram no laboratorio para que no outro dia pela manha, colocassemos no pendrive.
Nessa mesma tarde, Liz atendeu uma mãe para a fromação. Haviamos convidado os pais para nesse dia, manha e tarde, fazer uma formação para uso do UCA, mas apenas 1 apareceu.
No final da tarde, conversei com as 3 professoras de geografia, e apresentei a elas uma proposta de uso do google earth para produção do conhecimento geográfico.
Na saída, encontro Vitor (secretario escolar) novamente consertando os carregadores (ver foto). Me informou que já conseguiu recuperar 40.
Hoje a tarde tivemos queda da conexão por várias vezes. Pedimos ajuda a um professor da escola que me mostrou que há um cabo que está precisando de reparo.
A minha imersão no cotidiano da escola permite que converse com cada professor, observe suas práticas, não só de sala de aula, mas também em outras situações que acontecem em outros espaçostempos, como no caso da rádiopátio, sob a coordenação da professora Cristiane, da colaboração do professor Alex na mudança do sistema do UCA e na manuenção desses laptops, como um suporte em alguns momentos nos equipamentos do laboratório de informática e na conexão a internet. Durante ou depois das observações das aulas, converso com os professores, discuto com eles, registro o que vejo, dou subsídios (textos, informações, suporte pedagógico e técnico), planejo junto, faço proposições, sugestões de inserção das tecnologias e das redes sociais nas práticas pedagógicas. Nesse dia a tarde, Mariene (a coordenadora pedagógica)me chama para mostrar um texto que ela encontrou na internet, nos relatos de experiẽncia da Escola Argentina Castelo Branco, que servirá para os professores utilziar nas atividades do projeto de internet.
Até o momento, avalio que grandes mudanças estão por vir, como imigrantes na cibercultura, os professores começam a mostrar indícios de autoria, de inovação na escola. Vamos devagar! A cultura está se criando. A imersão está se constituíndo! Aformação dos monitores é fundamental!
No final da tarde (31/10) passei na sala de aula da professora de inglês. Ela estava junto com os alunos tentando que eles postassem comentários nos eu blog sobre os audios que foram gravados na aula anterior sobre os usos das redes sociais. Os alunos estavm com dificuldades para postagem, pois precisava digitar o código e faazer o login. Fui ajudando-os. Alguns ficaram para o dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário