A
tarde, acompanhei a aula da professora de Geografia, com a
participação de outra professora que não está mais na escola, mas
que continua no curso de formação. Contamos com a ajuda de 2
monitores para a realização das aividades do projeto internet.
Havia 8 meninos e 9 meninas. 11 UCA, sendo 3 da secretaria e 8 que os
alunos trouxeram. O tema era ciberbulling. Em aula anterior, a
professora havia conversado com os alunos, onde eles relataram
situações conhecidas por eles. Segundo a professora, nesse dia eles
se expressarem sem timidez. Hoje para a gravação ficaram com
vergonha, estavam inibidos. A sala estava em círculo. Sugeri que
fizesse grupos na tentativa de deixá-los mais a votade para se
expressarem livremente. Assim, foram produzidos os vídeos. Vamos ver
os resultados depois. Um grupo não estava conseguindo fazer a
gravação, então sugeri que fosse para o laboratório que estava
vazio e encontrariam silẽncio. Enquanto alguns grupos gravavam os
videos, os demais elaboravam textos no UCA. Durante a elaboração do
texto, a professora circulava pela sala para ajudar os alunos, já
corrigindo erros de concordância e ortografia. Ao tentar salvar os
documentos. Alguns UCA ficaram no laboratorio para que no outro dia
pela manha, colocassemos no pendrive.
Nessa
mesma tarde, Liz atendeu uma mãe para a fromação. Haviamos
convidado os pais para nesse dia, manha e tarde, fazer uma formação
para uso do UCA, mas apenas 1 apareceu.
No
final da tarde, conversei com as 3 professoras de geografia, e
apresentei a elas uma proposta de uso do google earth para produção
do conhecimento geográfico.
Na
saída, encontro Vitor (secretario escolar) novamente consertando os
carregadores (ver foto). Me informou que já conseguiu recuperar 40.
Hoje
a tarde tivemos queda da conexão por várias vezes. Pedimos ajuda a
um professor da escola que me mostrou que há um cabo que está
precisando de reparo.
A
minha imersão no cotidiano da escola permite que converse com cada
professor, observe suas práticas, não só de sala de aula, mas
também em outras situações que acontecem em outros espaçostempos,
como no caso da rádiopátio, sob a coordenação da professora
Cristiane, da colaboração do professor Alex na mudança do sistema
do UCA e na manuenção desses laptops, como um suporte em alguns
momentos nos equipamentos do laboratório de informática e na
conexão a internet. Durante ou depois das observações das aulas,
converso com os professores, discuto com eles, registro o que vejo,
dou subsídios (textos, informações, suporte pedagógico e
técnico), planejo junto, faço proposições, sugestões de inserção
das tecnologias e das redes sociais nas práticas pedagógicas. Nesse
dia a tarde, Mariene (a coordenadora pedagógica)me chama para
mostrar um texto que ela encontrou na internet, nos relatos de
experiẽncia da Escola Argentina Castelo Branco, que servirá para
os professores utilziar nas atividades do projeto de internet.
Até
o momento, avalio que grandes mudanças estão por vir, como
imigrantes na cibercultura, os professores começam a mostrar
indícios de autoria, de inovação na escola. Vamos devagar! A
cultura está se criando. A imersão está se constituíndo!
Aformação dos monitores é fundamental!
No
final da tarde (31/10) passei na sala de aula da professora de
inglês. Ela estava junto com os alunos tentando que eles postassem
comentários nos eu blog sobre os audios que foram gravados na aula
anterior sobre os usos das redes sociais. Os alunos estavm com
dificuldades para postagem, pois precisava digitar o código e faazer
o login. Fui ajudando-os. Alguns ficaram para o dia seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário